data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Unimed Santa Maria (Divulgação)
A partir de quarta-feira, os clientes da Unimed Santa Maria contarão com o serviço do 'Alô Doutor', duas linhas telefônicas que irão ajudar as pessoas com sintomas de coronavírus a evitarem se deslocar até o pronto-atendimento.
O 'Alô Doutor' é voltado, prioritariamente, para clientes Unimed, e tem como objetivo fazer uma triagem com quem tem sintomas de coronavírus e outros problemas. As linhas telefônicas funcionarão 24 horas, e do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos. Desta forma, as pessoas não precisarão se deslocar até o pronto-atendimento do hospital, evitando, assim, aglomerações e ajudando na prevenção do novo coronavírus.
Prefeitura recomenda que sejam cancelados eventos com mais de 100 pessoas
A partir da triagem, as pessoas receberão orientações de como devem proceder, e, dependendo do diagnóstico, receberão atendimento domiciliar ou serão encaminhados ao hospital.
De acordo com o diretor técnico do hospital, Cláudio Azevedo, a ideia é ir até a casa dos pacientes, dentro da possibilidade, e se preciso, fazer o exame de coleta na própria residência
O 'Alô Doutor' começa a funcionar às 8h desta quarta-feira pelos telefones: (55) 3220-0535 ou 0800516600.
MUDANÇAS NO PRONTO-ATENDIMENTO
Anteriormente ao coronavírus, o pronto-atendimento do Hospital da Unimed tinha um funcionamento padrão. O paciente chegava na recepção retirava uma senha e, após isso, passava para uma triagem.
Brasil registra a primeira morte por coronavírus
Conforme Azevedo, atualmente, como prevenção ao vírus, mudanças foram necessárias. A partir de agora, uma enfermeira estará na recepção já fazendo a triagem dos pacientes, que serão divididos da seguinte maneira: os pacientes com sintomas de infecção respiratória serão divididos em alto e baixo risco. Desta maneira, os de alto risco serão levados imediatamente para uma sala em isolamento e de baixo risco serão orientados que voltem para casa.